segunda-feira, 23 de março de 2009

RESUMO CRÍTICO:

OS PROFESSORES DE HISTÓRIA ANINDA SÃO NECESSÁRIOS?


A disciplina História é importante, pois é ele que oferece suporte para que nós possamos entender melhor os acontecimentos ocorridos em épocas distintas. A matemática o português e outros passaram a existir a muitos séculos atrás, mas só a História pode definir isso com melhor precisão. Jamais poderíamos chegar à sala de aula e explicar um assunto do presente para frente, é o mesmo que apagássemos tudo que ocorreu antes se o presente existe é porque houve um passado, e o estudo da história serve para corrigir e melhora nossos dias atuais e uma expectativa melhor pra o futuro. Todas as disciplinas são muito importantes, cada uma exerce um papel importantíssimo na vida das pessoas, mas a história é diferente ela inseri todas essas disciplinas a identificar como elas passou a existir, e qual a importâncias delas para os povos mais antigo e consequentemente para os atuais.
Não posso acreditar que existam pessoas que pensam em exonera a disciplina história, se existir tal pessoas, essas não sabem da importância dos nossos antepassados e dessa forma há um desrespeito inconseqüente por todas as mudanças ocorridas em diversas épocas, desde a pré-história até os dias atuais.
Nenhuma outra disciplina pode explicar melhor do que a história destaque para nós historiadores que sempre procura descobrir artefatos para melhor empiricamente explicar os acontecimentos do passado e dessa forma dando suporte para que nós possamos viver melhores o presente.
A História jamais será descordada, pois acabar com a História é o mesmo que passar uma borracha na mente de cada pessoa tornaria pessoas sem identidade.
Sem esquecermos os benefícios que a disciplina História oferece como formadora de Cidadãos, capazes de fazer reflexões, terem opiniões próprias, para o nosso cotidiano é de fundamental importância estudar os acontecimentos do passado, só assim somos capazes de entender o que está acontecendo no presente, pois são as conseqüências do passado.
É de fundamental importância que tenhamos professores capazes de mostra aos alunos o mar de conhecimentos que essa a disciplina História oferece, sendo claro e objetivo, fazendo com que as aulas não se tornem Chatas. Oferecendo aos estudantes um amplo conhecimento em torno do assunto abordado e não fazendo ele se torna uma Máquina de reproduzir informações sem a qualidade de questionar, essa é a proposta da Disciplina História.

Tobias Barreto - se, 25 de outubro de 2008.

AUTOR: JOSENILDO ALVES DE ARAUJO
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
BIBLIOGRAFIA: Monteiro, Ana Maria. Os professores de História ainda são Necessários? N° 53, Março de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário