segunda-feira, 23 de março de 2009

O Colonialismo Como a Glória do Império

Na Inglaterra no ano de 1897, estava comemorando-se o Jubileu de diamante da rainha Vitória, nesse momento a Inglaterra está passando por um momento extraordinário até então visto em sua História, isso pela sua grande e benéfica economia devida sua poderosa industrialização. Mesmo com o cenário Inglês em alta, continuavam os protestos trabalhistas. Exigiam melhores condições de trabalho e de vida para a classe operaria, mas na verdade o país esta extremamente contente, pois esta em grande fartura econômica, ou melhor, dizendo uma parte do país estava satisfeita, pois os protestos continuavam.
Realmente esse dia comemorativo ficou na mente daqueles que ali estavam presentes, diversos convidados de outros países desfilaram em grande destaque, até a passagem da pessoa mais esperada, aquela que todos os olhos ali presentes esperam ansiosamente para vê-la, quando essa apareceu todos ali presentes aplaudiram com muita alegria; emocionada com tamanha recepção a rainha “Vitória”, chegou a escrever em seu diário: “Nunca ninguém recebeu tamanha ovação quanto a que mim foi dada. Cada face parecia reluzir de autêntica alegria. Fiquei muito agradecida e comovida”.
Por volta das últimas décadas do século XIX está acontecendo uma grande corrida desenfreada dos paises Europeus para conquistar novas colônias, paises como França, Alemanha, Bélgica, Itália e é claro a Inglaterra, esse último que é o líder absoluto, todos ampliando grandiosamente seu território. Um dos principais motivos para essas conquistas em novos territórios dos estados europeus tinha sido motivado por uma necessidade irrefreável da ampliação de mercado das economias competitivas do capitalismo industrial. Isso porque suas fronteiras tornavam-se inadequadas para a expansão do mercado capitalista com isso necessitava de uma mudança radical na organização política dos estados-nações, as fronteiras nacionais que até então eram a base dos estados foram obrigadas a se expandirem grandiosamente, dessa forma chegaram até os continentes da “África e Ásia”; com os interesses capitalistas das burguesias européias, trazendo para esses continentes sua burocracia administrativa.
A expansão territorial Britânica era tão grande que o Historiador Inglês Eric Hobsbawm em suas palavras disse: “Não restou qualquer estado independente no pacífico, estão totalmente distribuídos entre britânicos, franceses, alemães, holandeses (....) “Hobstawm 1989”
Continuando na corrida expansionista logo chegaram à África, Ásia e Índia, nada parecia parar os britânicos, suas conquistas eram surpreendentes, mesmo os países dominados tendo suas “Leis e Códigos”, ficavam restritos de qualquer decisão tomada pelos conquistadores, pois assim que conquistavam esses faziam prevalecer sua soberania. Isso deve explicar o porquê dos opositores da política expansionista dos estados europeu tenham tido pouca margem de manobra dentro das instituições políticas de seus respectivos países, isso pelo indiscutível crescimento da produção capitalista não seria viável opor-se as pretensões políticas dos mercados, mesmo que algumas vozes tenham se levantado contra as formas de dominação imposta pelos britânicos, formas de certa visão desumanas, ceifando vidas humanas sem noção alguma do sofrimento que estavam passando essas nações conquistadas.
O período da História de 1870 a 1914 definitivamente ficou conhecido como período do Imperialismo pelo motivo de grandes movimentos de mercadorias, armas, dinheiro e população européia para o domínio das vastas áreas territoriais em todas as partes do mundo. O termo Imperialismo aqui aplicado é a explicação mais complexa do que estava acontecendo no cenário mundial nesse momento da História da humanidade, infelizmente com gêneros de formas triste, pois os britânicos como já foi enfatizado anteriormente excluía os povos conquistados exceto “Canadá e Austrália”, dessa forma vendo os outros povos como raça inferior.
Podemos citar um exemplo de exploração capitalista sem a presença da burocracia militar, aconteceu no Brasil, o que nesse período foi muito favoreceu pela expansão da cultura cafeeira em São Paulo, aconteceu que foram muito beneficiadas as cidades de São Paulo, Santos e Campinas, que durante os anos de 1890 a 1914 viram-se transformadas em cidades modernas, com investimentos grandiosos no que diz respeito à ampliação no meio de transporte luz elétrica, melhoramento no serviço público sanitário de água e esgoto, entre outros investimentos.
Então dessa forma podemos ter a seguinte conclusão, que no Brasil a expansão foi de certa forma suave e benéfica se comparada com as administrações militares impostas pelos estrangeiros nas colônias da África e Pacifico.
Sendo assim a Inglaterra considerada a pioneira no que diz respeito à industrialização, devido à concorrência enorme com os outros países, a Inglaterra também era grande investidora em tecnologia. Devido essa grande competitividade, por volta de 1870 à Inglaterra presenciou uma enorme crise econômica, nenhuma nação sentiu o impacto da crise como a Inglaterra. A parti desse momento todos os países europeus começaram uma outra corrida, dessa vez não era expansionistas e sim armamentistas. Embora nesse momento o mundo esteja em uma constante paz o que não aconteceria no inicio do século XX, sendo assim o acontecimento da Primeira Guerra Mundial, onde o principal objetivo das nações envolvidos nesse conflito era expandir seu território.
A partir do ano de 1861 começa uma grande mudança no crescimento da população nas cidades, isso é conseqüência do reflexo do avanço da melhoria das condições de vida propiciadas pelo desenvolvimento da “Ciência e da Medicina”. Favoreceu ao aumento significativo populacional, mas deixando bem claro que isso não fez desapacer a pobreza e a miséria existente na Zona Urbana, mas de certa forma melhorou, pois criaram diversas outras formas de trabalho voltadas para o lazer como o teatro, parque de diversão, circos, casas de espetáculos, etc. Começaram as grandes contribuições que marcaram essa época com verdadeiros símbolos da Modernidade, como a construção de monumentos magníficos como (O Palácio de Cristal, na Inglaterra, e a Torre Eiffel, em Paris, sem contar, com a Estatua da Liberdade na entrada do porto de Nova York). Então o Homem da cidade começa Usufruir o seu tempo livre, dessa forma encontra-se outra forma de lucro e lazer pelas estradas ferroviárias antes usadas sô para o comércio, agora passa a existir o Turismo como fonte de lazer e muito lucro.
Com a criação do turismo todas as camadas sociais de alguma forma e com objetivos diferenciados utilizam-se destas viagens, tanto terrestre como também marítima, em navios grandiosos e luxuosos com tecnologia já mais vista antes, avançadas para a época, desafiando as leis da natureza e divinas. Um exemplo disso é o filme Titanic que retrata de maneira magistral um dos maiores acidentes marítimos já existentes na história da navegação. Onde podemos observar a que ponto chega à ignorância do Homem, desafiando até Deus, pois afirmava que aquele navio seria impossível afundar. Nessas viagens como mostra o filme, observa: “Os Burgueses, porque suas aventuras e fantasias iriam se transforma em lucros capitalistas; a Aristocracia decadente acreditava em um sonho imperial, a Classe média ascendente, porque esperava alcançar os cargos burocráticos e militares; e os Trabalhadores por sonhar com terras distantes das agruras das grandes cidades industriais e da pobreza do trabalho assalariado”. Muitos desses sonhos e objetivos acabaram como pesadelo como mostra a história do filme Titanic.
O imperialismo visto como um sonho acabou se transformando em um dos piores pesadelos já concretizado no mundo que foi a Primeira Guerra Mundial. No final do século XIX foram importantes para a criação Literária, diversos escritores surgiram com suas idéias e criticas a política expansionista. Aí então surge a figura de Bernstein, que na verdade é amigo e seguidor das idéias de Karl Marx e Frederic Engels. Mas após a morte de ambos Bernstein afirmava que Marx havia se enganado ao imaginar que o desenvolvimento capitalista traria mais pobreza para os trabalhadores e que também prolitarizaria a classe média. Então ele achava que não era nada viável uma revolução pós países industrializados, dessa forma os Socialistas estavam indignado com ele, via nele uma figura de um traidor, por ser tão amigo de Marx e por ser o responsável pelos bens deixados por Frederic.
Após a Primeira Guerra Mundial, não podemos deixar de citar o papel fundamental da mulher, pois ela começa a ganhar espaço diante da Sociedade, o que antes não era visto, é requisitada não só nos trabalhos, como começa a exigir participação nas decisões públicas, com manifestações para o voto feminino, alguns países asseguraram está lei é o exemplo de Austrália, Nova Zelândia, Noruega e Finlândia. Em fim esse período foi muito fértil para o teatro com grande participação da mulher, em todas as ruas poderiam ser encontrados diversos artistas, época em que a arte começa a crescer muito.











AUTOR: JOSENILDO ALVES DE ARAUJO (UNIVERSIDADE ESTADULA VELE DO ACARAÚ-UVA)
RESUMO: O Colonialismo Como a Glória do Império
Fonte Bibliográfica: Edgar de Decca
Professor de História da Universidade de Campinas.Tobias Barreto - se, 15 de fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário